quinta-feira, setembro 23

Um Golaço

Torcer por um time é moleza. Você se identifica com as cores, o brasão, com o craque, com os hinos das torcidas e do clube. Cada momento é especial. Quem gosta mesmo de futebol sabe do que eu tô falando. A gente lembra do jogo mais difícil, do gol mais bonito, da comemoração mais festiva, e de tantas outras coisas que poderiam ser lembradas e esquecidas.

Eu lembro dos anos dourados dos embates entre Palmeiras e Corinthians no paulistão de 95. Eles tinham Evair e Edmundo e nós tínhamos Rivaldo e Viola; Eles tinham Mancuso como volante e a gente tinha o Zé da Fiel (Zé Elias); Eles tinham Veloso no gol e a gente tinha Ronaldo. Eram embates memoráveis. Dava gosto de ver... E eu (corinthiana rôxa) e minha irmã (palmeirense desgraçada) cruzando os dedos por nossos escudeiros.

Futebol pra mim é religião. Mas uma religião sem radicalismos. Futebol merece respeito, merece discussões – bem ao estilo mesa redonda, merece bandeira hasteada na sacada e você, vestindo a camisa do seu time com orgulho, mesmo que ele seja o Íbis.

Invejo a torcida do Santa (Cruz). Até para troca de gramado eles lotam estádios. Não importa se o time está na série A, B, ou J. É sempre o ‘Santa’ e merece respeito. E é também por isso que amo meu Timão. Um ‘sofredor’ fiel jamais sucumbe ao simples fato de ver seu time perder. É isso que o torna valente, meus caros. A alegria da vitória é comum a todos, mas o abraço na derrota é condição sine qua non dos que tem força de caráter. Daqueles que não dobram os joelhos, pois não se sentem derrotados.

Este texto é para homenagear minha queria República Popular do Corinthians, que em seu centenário, há de continuar orgulhando-me, seja como for. Por que eu não sou corinthiana porque escolhi ser corinthiana. Ele me escolheu e eu, pobre de mim, me enamorei deste alvinegro tão inconstantemente generoso.

PS.: Quero mandar um salve para: Lula lá, Ayrton Senna do Brasil, Casagrande, Deco, Sócrates, Biro-Biro, Tévez, Ronaldo (goleiro), Zé Elias, Elias, Rincón, Rivaldo, Marcelinho pé de anjo, Vampeta, Viola e Ronaldo (brilha muito no Corinthians).

Nenhum comentário: